• (15) 3524 - 9494 contato@nutriceler.com.br

O Senhor é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou. (Sl 118:14)

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EM NUTRIÇÃO DE PLANTAS

03/11/2015

Novas tecnologias nutricionais trazem boas perspectivas para agricultura orgânica

Estratégia de agricultores paulistas é investir em manejo nutricional preventivo, visando produtos com melhor qualidade e aceitação de mercado

Há pouco mais de cinco anos a realidade da agricultura orgânica brasileira começou a tomar novos rumos. A busca dos consumidores finais por alimentos mais saudáveis e a conscientização de produtores quanto à importância da sustentabilidade no campo impulsionaram o desenvolvimento de novas tecnologias e a busca por alternativas mais práticas e eficientes para quem quer produzir alimentos livres de agrotóxicos.

 

O agricultor orgânico Anésio José dos Santos, de Itápolis, interior de São Paulo, é um dos que conhece as dificuldades de manter lavouras de alto padrão de qualidade sem o auxílio de produtos agressivos ao meio ambiente e aos seres humanos. No Sítio Paraíso, 16 hectares são totalmente destinados à produção de legumes e frutas orgânicas.

O agricultor relembra os momentos difíceis e comemora a chegada de novas tecnologias certificadas para o cultivo orgânico. “Nosso grande desafio sempre foi manter as plantas sadias e com a nutrição em dia, equilibrada. Agora temos mais opções. As indústrias de fertilizantes estão olhando a agricultura orgânica com outros olhos e estão reconhecendo nossa importância com o desenvolvimento de produtos de ótima qualidade e eficiência”, diz Anésio, que dirige a Associação de Produtores Orgânicos da região de Itápolis.

As lavouras orgânicas cultivadas por Anésio contam com plantações de pepino, berinjela, batata doce, pimentão, cebola, tomate, abóbora, manga, goiaba, entre outros produtos agrícolas. O agricultor ressalta que a nova realidade do mercado orgânico não está aceitando amadorismo. “O conceito de produto orgânico hoje foge do modelo de anos atrás, de produtos de aspecto ruim, com tamanhos menores. Nossa produção visa à qualidade e esse é um pré-requisito cobrado por nossos compradores. Quem opta por orgânicos hoje em dia está em busca de mais saúde por meio de frutas e legumes de boa aparência, grandes, com durabilidade e sabor acentuado”, explica.

A produção do Sítio Paraíso atende a demanda de grandes compradores da capital paulista. Segundo Anésio, o trabalho é intenso e estratégico para atender aos pedidos de legumes e frutas, que são colhidos e enviados três vezes por semana. “Atualmente a demanda por produtos orgânicos ainda é mais forte do que a oferta. As pessoas estão cada vez mais conscientes e esse é um ótimo momento para investir nesse mercado que agrega valor e vantagens para o planeta”, afirma o agricultor.

Tecnologia – O técnico agrícola Arnaldo Fernandes da Costa, que trabalha há mais de 15 anos com produção de frutas, legumes e hortaliças, é quem comanda a parte técnica das lavouras orgânicas no Sítio Paraíso. Segundo o técnico, o segredo de produzir bem e com qualidade é investir em tratamentos nutricionais preventivos. “Nossa estratégia é sempre pensada para prevenir desequilíbrios nutricionais. Uma vez que você identifica um dano na plantação, você pode ter certeza que já perdeu qualidade”, explica.

Foi pensando nessa estratégia preventiva que Anderson inseriu os fertilizantes foliares da Nutriceler no manejo nutricional das lavouras. “Estamos tendo um excelente resultado com a tecnologia Nutriceler. A linha Metalosate está nos dando um suporte muito bom de macro e micro nutrientes, enquanto o Cobreceler e o Mobiceler cumprem o papel de reforçar a resistência das plantas, ativando suas defesas naturais”, detalha Anderson, que conheceu a tecnologia Nutriceler por meio da empresa Agripec, que atende agricultores na região de Itápolis.

Por meio da tecnologia Metalosate, o técnico está suprindo as necessidades das lavouras em cálcio, ferro, boro, cobre e zinco. O diferencial das formulações são os nutrientes quelatados por aminoácidos, que proporcionam metabolização e translocação mais rápida dos nutrientes para os pontos de maior demanda na planta. “A ação dos produtos é rápida, podendo ser percebida em poucos dias. Como nossa meta é produzir com máxima qualidade, essas tecnologias vieram para nos ajudar e solucionar vários problemas que enfrentávamos com falta de fontes nutricionais eficientes no mercado”, finaliza Anderson.

Linha completa – A Nutriceler é uma das empresas brasileiras que mais investiu nos últimos anos em pesquisas e produtos certificados para agricultura orgânica. São 14 fertilizantes líquidos especiais de alto desempenho certificados pela IMO e pela IBD. A linha Metalosate® é composta por produtos à base de aminoácidos quelatados contendo boro, cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês e zinco. Os fertilizantes Koringa e Mobkelp possuem uma formulação rica à base de extrato de algas e aminoácidos. Para indução da resistência das plantas a Nutriceler trabalha com o Mobceler, Zincoceler, Cobreceler e o Citroceler, todos com extratos vegetais.

Contate um Consultor Nutriceler

LABCELER
Informativo Melhor Safra
Trabalhe Conosco