• +55 15 3524 9494 contato@nutriceler.com.br

O Senhor é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou. (Sl 118:14)

#Inovacaoetecnologia

Análise de solo é ferramenta fundamental para agricultores no pré-plantio da soja

A menos de dois meses do início do plantio da soja no estado de São Paulo, agricultores analisam fertilidade do solo para acertar na adubação

O vazio sanitário da soja determinado pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento para o estado de São Paulo vai até o dia 30 de setembro. Porém, os sojicultores que tem o objetivo de produzir mais já estão tomando precauções para obter os melhores resultados em campo e a demanda por análises de fertilidade do solo tem crescido consideravelmente.

 

O engenheiro agrônomo da Nutriceler, Luiz Thadeu de Almeida Junior, que supervisiona áreas agrícolas na região sudoeste do estado de São Paulo, confirma que no período que antecede o plantio da soja o volume de análises processadas cresce. “Podemos perceber que cada vez mais agricultores estão se preocupando com o nível de fertilidade do solo e temendo perdas por falta de planejamento”, diz Thadeu.

Além de amostras de solo, o Labceler, laboratório sediado em Itapeva (SP) tem recebido muitas demandas por análise de nematoides. “A soja é uma cultura que remunera bem, mas exige muitos cuidados para que o investimento não seja feito em vão. Estamos acompanhando muita incidência de nematoides em áreas de soja, o que pode resultar em um prejuízo muito grande”, exemplifica o agrônomo.

“A análise de fertilidade do solo vai ajudar o produtor a dosar corretamente seus investimentos em nutrição. Vemos muito sojicultor jogando dinheiro fora com excesso de insumos desnecessários por falta de acompanhamento ou de conhecimento da situação nutricional de seus solos”, revela. “Quem quer colher um produto de qualidade não pode abrir mão dessa ferramenta tão importante que é a análise laboratorial de solo e de nematoides”, finaliza Thadeu.

Excelência reconhecida – O Labceler recebeu recentemente a certificação de excelência no processamento de análises de solo expedido pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, uma das instituições brasileiras mais respeitadas no setor. O laboratório já possio o reconhecimento da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O Labceler fica em Itapeva, na região sudoeste paulista, e está hoje entre os melhores do país. Mais informações podem ser obtidas no site www.labceler.com.br.




Publicado em 09/08/2015

A menos de dois meses do início do plantio da soja no estado de São Paulo, agricultores analisam fertilidade do solo para acertar na adubação