• +55 15 3524 9494 contato@nutriceler.com.br

O Senhor é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou. (Sl 118:14)

#Inovacaoetecnologia

Cafeicultor supera expectativa e produz até 127 sacas por hectare

Manejo com fertilizantes de alta performance promoveu aumento de produtividade e facilidade operacional do cultivo do café

A alta produtividade e a qualidade dos grãos do café irrigado produzido na Fazenda Santa Helena, em Serra do Salitre (MG), superaram as expectativas dos produtores e dos agrônomos que acompanharam o manejo das áreas cultivadas. De acordo com os registros obtidos na colheita, o cafezal apresentou desempenho acima da média esperada devido ao manejo nutricional adotado, que contou com a aplicação de fertilizantes fluidos via fertirrigação.

O engenheiro agrônomo, Paulo Ottoboni, que ajudou a montar o programa nutricional da fazenda, explica que a média de produtividade de café irrigado gira em torno de 60 a 70 sacas por hectare. Com o manejo nutricional diferenciado que foi adotado, havia expectativa na propriedade de colher 90 sacas por hectare. Na colheita, o agricultor e os profissionais que acompanharam o desenvolvimento das plantas foram surpreendidos com uma produtividade média de 112 sacas por hectare.

“O manejo foi eficiente devido à tecnologia dos nutrientes e compostos orgânicos de alta eficiência da Nutriceler, todos em forma fluida. Eles forneceram potássio, enxofre, ácidos húmicos, ácidos fúlvicos, extratos de algas e aminoácidos, e atuaram diretamente no desenvolvimento radicular das plantas e no melhor aproveitamento dos nutrientes fixados no solo”, explica o agrônomo.

Ottoboni destaca que, além de eficiente, o manejo se tornou mais prático e seguro. “Por se tratar de formulações altamente solúveis, não existe o problema de entupimento dos bicos e não há a necessidade de misturas com fertilizantes sólidos. Isso proporciona uma enorme praticidade operacional e em logística, que somada aos resultados de produtividade, tornam a tecnologia única no mercado nacional”, diz o agrônomo.

O alto poder nutritivo dos fertilizantes fluidos da Nutriceler chamou a atenção do engenheiro agrônomo Marcelo Aoki, responsável pela produção dos grãos de café na Fazenda Santa Helena. “Já é o segundo ano que adotamos esse manejo e ele superou novamente nossas expectativas. Com baixas doses dos produtos, conseguimos suprir as demandas nutricionais das plantas e conquistar uma produtividade tão expressiva. Chegamos a colher 127 sacas por hectare em alguns talhões, enquanto nossa expectativa inicial era de colher 90 sacas”, revela. A média total de colheita da Fazenda, do café já beneficiado, foi de 112 sacas por hectare.

A facilidade de transportar e manipular os fertilizantes fluidos também é uma vantagem que Aoki destaca como muito importante, já que o volume usado destes insumos foi menor em relação aos adubos sólidos. “Conseguimos otimizar as operações em campo, realizando processos de forma mais rápida e empregando melhor a mão-de-obra. A tecnologia Nutriceler nos permite unir praticidade, segurança e eficiência nutricional”, destaca.

Alta tecnologia
Os produtos da linha Maxifós, utilizados na Fazenda Santa Helena, combinam fontes especiais de nutrientes, aditivos e compostos orgânicos. As substâncias húmicas utilizadas nestas composições são derivadas de leonardita com mais de 80 milhões de anos. “Essa é uma fonte muito mais eficiente que a as comumente disponibilizadas no mercado. Esses produtos atuaram na melhora da estrutura do solo, aumentando a CTC, o que propicia também a retenção de água e promove um melhor aproveitamento de nutrientes depositados no solo. Com a melhora na absorção dos nutrientes pelas raízes, vemos um reflexo direto no aumento da produtividade das plantas”, explica o agrônomo Paulo Ottoboni.




Publicado em 18/05/2017

Manejo com fertilizantes de alta performance promoveu aumento de produtividade e facilidade operacional do cultivo do café