• +55 15 3524 9494 contato@nutriceler.com.br

O Senhor é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou. (Sl 118:14)

#Inovacaoetecnologia

Manejo nutricional aumenta produtividade e qualidade do tomate Sweet Grape

Agricultor calcula uma produção de cerca de 10kg de tomate por pé, 2kg a mais do que a média de produtividade padrão da cultivar

Há três anos a produção de tomates Sweet Grape do agricultor João Paulo Alves Paiva Amaral, de Guapiara (SP), está superando as expectativas e apresentando produtividade cada vez mais expressiva. No Sítio Santa Helena, os quatro mil pés da fruta estão registrando índices de produtividade acima da média, fato que animou o agricultor a iniciar os preparos para cultivar mais dez mil pés da mesma variedade.

De acordo com João Paulo, a boa produtividade e a qualidade superior dos produtos são resultado de uma estratégia nutricional com fertilizantes foliares especiais. “Há três anos comecei a utilizar as fontes nutricionais da Nutriceler e foi a partir daí que comecei a ter resultados surpreendentes. Os fertilizantes oferecem uma ampla variedade de micronutrientes e as formulações são desenvolvidas para serem absorvidas e translocada de forma rápida. É essa ação inteligente do fertilizante que torna o manejo muito mais seguro, prático e econômico”, diz o agricultor.

O agricultor destaca que, no caso da produção de tomate, as deficiências são facilmente identificadas e precisam de rapidez para serem corrigidas. “As antigas fontes de micronutrientes que eu utilizava demoravam quase uma semana para serem assimiladas pela planta. Com os fertilizantes Nutriceler conseguimos a resposta que precisamos de um dia para o outro. É incrível como a planta responde rapidamente e as folhas começam a normalizar em tão pouco tempo. É um benefício visto a olho nu”, ressalta.

Para João Paulo, a escolha de uma boa semente também é fundamental, porém, os resultados só serão otimizados se houver um investimento em nutrição adequada. “Como meu objetivo é o de alcançar o máximo do potencial produtivo do tomate, eu busco apoio nas tecnologias nutricionais. Sabemos que quanto maior é a capacidade da planta de produzir frutos, maior é sua demanda por nutrientes. Sem um bom manejo nutricional, o desenvolvimento dos frutos fica limitado”, explica. O agricultor utilizou a semente BRS Zamir, um híbrido desenvolvido pela Embrapa.

Com o mercado estabilizado e a tecnologia trabalhando a seu favor, João Paulo calcula colher cerca de 40 toneladas de tomate cereja e alcançar bons rendimentos com sua comercialização. “Além de muito eficiente, a tecnologia nos oferece muita praticidade. São formulações bastante solúveis e compatíveis. Não encontrei ainda uma fonte nutricional tão eficaz e que reúna tantas vantagens como essas no mercado”, finaliza.

O engenheiro agrônomo, Ney Assis, que acompanhou o manejo nutricional no Sítio Santa Helena desde as primeiras aplicações, afirma que a tecnologia Nutriceler teve ação direta no estímulo do sistema radicular, na boa resistência às deficiências hídricas, proporcionou frutos uniformes e uma qualidade pós-colheita superior. “Como os produtos Nutriceler agem de forma muito rápida, foi possível ver a ação de cada nutriente em cada fase do desenvolvimento da planta. Vimos o bom pegamento de flores nos cachos, corrigimos muito rápido as deficiências e isso que nos deu segurança para comemorar uma safra excelente”, comenta Ney Assis.

– O tomate Sweet Grape é um tomate tipo cereja para consumo in natura, e é hoje um dos alimentos mais ricos em licopeno, que possui ação antioxidante.




Publicado em 28/04/2017

Agricultor calcula uma produção de cerca de 10kg de tomate por pé, 2kg a mais do que a média de produtividade padrão da cultivar