• +55 15 3524 9494 contato@nutriceler.com.br

O Senhor é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou. (Sl 118:14)

#Inovacaoetecnologia

Manejo nutricional melhora qualidade e tamanho de hastes em produção de rosas

Para agradar o exigente mercado de flores é preciso dedicação e investimento em qualidade. Quem produz rosas conhece de perto os desafios de manter a sanidade e a qualidade das flores em dia. Cristiano Fogaça e Mauro Fogaça, proprietários do Sitio Bela Vista, em Andradas, sul de Minas Gerais, desenvolvem a atividade em uma área de cerca oito hectares com sistema de cultivo protegido.

 

Em busca de rosas cada vez mais resistentes e com hastes maiores, a dupla aumentou o investimento em infraestrutura, contratou mão-de-obra qualificada e intensificou os tratos nutricionais. Para suprir a demanda de mercado, que exigem hastes grandes e flores com boa durabilidade, a estratégia foi pôr em prática o manejo integrado da nutrição proposto pela equipe técnica da Nutriceler com fertilizantes líquidos de alta tecnologia.

De acordo com o supervisor técnico comercial da Nutriceler que deu suporte aos produtores, o engenheiro agrônomo Delciclei Bueno, o tratamento realizado via folha para as rosas da variedade Jupiter, de cor amarela, contou com as tecnologias Koringa e Metalosate® Cálcio, Zinco e Boro. Via solo, também foram empregados, por gotejamento, o Maxifós, com extratos de algas e aminoácidos, e o Nucleus Ophos, fósforo na forma de ortofosfato, prontamente disponível.

No Sítio Bela Vista, toda produção é destinada ao comércio e o tamanho das hastes é o diferencial para uma melhor remuneração na atividade. O produtor Cristiano Fogaça comemora os resultados do tratamento. “O resultado, após 70 dias de tratamento, foi realmente satisfatório. Observamos que as plantas foram beneficiadas, tanto em quantidade quanto em qualidade”, conta o produtor. De acordo com Cristiano, houve aumento de 17% de novas hastes e aumento de 21% de hastes com tamanho entre 50cm e 60 cm. “Isso significa que teremos um retorno financeiro maior”, explica.

Cristiano enfatiza ainda que os suportes tecnológicos são indispensáveis para a agricultura moderna. “Essas alternativas, com as que a Nutriceler trouxe para nós, estão nos ajudando a suprir as demandas do mercado cada vez mais exigente. Além disso, também precisamos buscar melhorar a eficiência produtiva para nos mantermos na atividade com competitividade”, resume o produtor.

Com grande experiência no trato de rosas, os funcionários do Sítio Bela Vista, o gerente de produção Livaldo e o encarregado de produção Edivaldo, acompanharam de perto o tratamento sugerido pela Nutriceler e aprovaram os resultados. “Os produtos da Nutriceler já são para nós uma importante ferramenta nutricional. Ficou comprovado que eles podem promover maior equilíbrio nutricional das plantas, resultando em melhor qualidade na produção. O resultado mais significativo que vimos foi o aumento da quantidade de hastes e botões na área tratada”, descreve o gerente Livaldo, que trabalha com rosa há quase 25 anos.

O encarregado Edivaldo, com experiência de 15 anos no cultivo de rosas, observou o aumento do tamanho das hastes das flores. “Acompanhei o trabalho da Nutriceler da primeira aplicação até a colheita. Houve um aumento muito significativo no comprimento de hastes. As áreas que receberam o tratamento estão com a maioria das rosas com hastes de 50cm e 60 cm. Sem falar na qualidade dos botões, que também melhorou muito”, completa.




Publicado em 11/05/2015