• +55 15 3524 9494 contato@nutriceler.com.br

O Senhor é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou. (Sl 118:14)

#Inovacaoetecnologia

Produtores de cebola comemoram qualidade da produção e bom preço de mercado

A alta no preço de um dos produtos mais requisitados na cozinha brasileira chamou a atenção de comerciantes e de donas de casa nas últimas semanas. A cebola, ingrediente indispensável no dia-a-dia dos brasileiros chegou aos supermercados com um preço bem acima do comum. Desde o final do mês de junho, o preço do produto teve alta de cerca de 300% e chegando a custar quase dez reais por quilo em alguns supermercados.

 

Quem investiu em qualidade teve colheita farta e produtos com padrão elevado e com boa aceitação de mercado. Foi o caso dos produtores Hélio Pinto da Silva e Leonel Pinto da Silva, que possui lavouras de cebola, entre outras hortaliças, no município de Piedade (SP). Com um manejo nutricional diferenciado, Hélio conseguiu recuperar o vigor das plantas que passaram por estresse causado por excesso de chuvas seguidos de altas temperaturas e pôde colher produtos de alta qualidade e valor comercial.

O consultor técnico da Nutriceler, o engenheiro agrônomo Ney Assis, que atendeu o agricultor juntamente com o consultor Moisés Proença, explica que o manejo adotado na lavoura de Hélio contou com fertilizantes foliares de alto desempenho. “O segredo do sucesso desta lavoura foi a tecnologia presente na combinação equilibrada de vários nutrientes essenciais. A qualidade final do produto foi resultado da ação da linha Metalosate®, que apresenta seus quelatos de aminoácidos em formulações de rápida absorção e ação”, explica o agrônomo.

As áreas plantadas com os híbridos Coda e Irati foram tratadas com os fertilizantes líquidos Metalosate® Cobre, Metalosate® Magnésio, Metalosate® Cálcio, Metalosate® Boro e Metalosate® Tropical. O agrônomo Ney Assis acrescenta que o manejo proporcionou um maior incremento da parte radicular. “O encabeçamento da cebola foi mais uniforme e compacto onde realizamos o tratamento com a linha Metalosate®. Como conseguimos equilibrar os nutrientes e suprir as carências, conseguimos eliminar bastante o estresse, o que proporcionou o estímulo da parte aérea e da radicular”, resume.

Ney destaca ainda a ação da tecnologia na pele da cebola, melhorando a formação da casca e resultando em produtos de maior valor comercial e mais duráveis, condição essencial para quem busca melhores preços de mercado. “O ganho no pós-colheita foi surpreendente”, diz Ney.

O agricultor Hélio comemora os resultados que obteve dentro e fora do campo. “Apesar de não termos utilizado os produtos desde o começo do plantio, tivemos um resultado muito superior. Vimos os resultados em poucos dias e as folhas que estavam amareladas ganharam vigor e desenvolveram muito melhor. Na colheita pudemos ver nitidamente diferenças na parte aérea e também no bulbo”, destaca o agricultor Hélio. “Este é, sem dúvidas, um dos melhores anos para nós que produzimos cebolas. A produção foi muito boa e o preço compensou todos os investimentos que fizemos. Está sendo um ótimo momento para o produtor. Vou repetir o tratamento na próxima safra e espero continuar a colher com esse padrão de qualidade”, completa o agricultor.




Publicado em 20/07/2015