Produtores de milho do Maranhão aumentam produtividade com adoção de tecnologia
A região conhecida como MATOPIBA, que abrange os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é a que mais cresce em área plantada no país, sendo apontada como o próximo grande celeiro do agronegócio no Brasil.Algumas características desta região contribuem para esta evolução: áreas planas, disponibilidade de água, solos como potencial produtivo, e dias longos com elevada intensidade de sol. Para dar suporte ao crescimento do setor, áreas como infraestrutura em logística, comunicação e serviços financeiros precisam ser aprimoradas.
Segundo projeções do Ministério da Agricultura para esta região, a produção estimada em 20,5 milhões de toneladas na safra 16/17, deve atingir 26,5 milhões na safra 26/27, e a área plantada deve passar de 7,3 para 8,8 milhões de hectares no mesmo período. Desta forma, enquanto a estimativa de área plantada aponte para um crescimento de 20,5%, a produção deve ter aumento de 29,3%. Este incremento de produção se deve à adoção de novas tecnologias nas propriedades agrícolas.
Marcello Vitor é produtor de grãos em Balsas, Maranhão. A família do agricultor já está na região há cerca de 30 anos, e nesta safra, Marcello conta que decidiu incorporar nova tecnologia ao manejo nutricional de 1.800 hectares de milho visando aumentar a produtividade. “A falta de chuva prejudicou o desenvolvimento do grão. Mesmo assim, com o fertilizante Nitroceler, fonte de nitrogênio via folha, conseguimos obter 5 sacas a mais de milho por hectare. Após cada chuva, aplicávamos o produto, e depois de dois dias, já era possível perceber que as plantas que receberam a aplicação se recuperaram melhor do estresse hídrico.Vamos usar a tecnologia novamente em 100% das áreas que vamos plantar de milho, tanto na safra de verão quanto na safrinha”, comenta o agricultor.
No mesmo município, o agricultor OrivaldoMenegaz, destaca que na área onde uso Nitroceler, teve em média 20% de aumento na produtividade. “Apesar de o preço de venda do milho este ano ter sido abaixo das expectativas, a produtividade foi muito boa. Nas áreas onde apliquei Nitroceler produzi em média 120 sacas por hectare, contra 100 sacas por hectare nas áreas onde o produto não foi aplicado.Natural de Ozório, Rio Grande do Sul, Menegaz já trabalhou com agricultura no Mato Grosso do Sul, e há 30 anos resolveu investir em terras no Maranhão, atuando com reflorestamento e agricultura.
Demanda e oferta de N
O nitrogênio é um dos nutrientes mais importantes para a cultura do milho. Age na formação de proteínas para as plantas e na constituição da clorofila. Desta forma, o nutriente está relacionado ao bom funcionamento e à capacidade produtiva das plantas. Respostas eficientes com a aplicação de N estão diretamente ligadas à qualidade, época, fonte e forma de aplicação do nutriente.
Segundo o engenheiro agrônomo Nelson Schreiner Junior, diretor técnico comercial da empresaNutriceler, a linha de fertilizantesNitrocelerfoi criadapensando em corresponder com eficiência às demandas das plantas. “Esta tecnologia foi desenvolvida com quatro fontes distintas de nitrogênio, e se apresenta em quatro diferentes formulações, com potássio, fósforo e enxofre, para aplicação via folha. Estes promovem uma entrega balanceada e gradativa de nutrientes, e são enriquecidos com molibdênio, substâncias húmicas, aminoácidos e aditivos que promovem melhor aderência e espalhamento na superfície das folhas. Com a experiência acumulada ao longo dos anos, hoje conseguimos fabricar aqui no Brasil produtos de excelente performance, com tecnologia internacional, e a custos mais acessíveis, proporcionando maior rentabilidade e praticidade aos agricultores” comenta o engenheiro agrônomo.
Publicado em 29/07/2021