• +55 15 3524 9494 contato@nutriceler.com.br

O Senhor é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou. (Sl 118:14)

#Inovacaoetecnologia

Soja: Adubação nitrogenada é alternativa eficiente para intensificar produtividade das plantas

Fertilizante de alta performance promove rápida absorção e metabolização gradativa, fornecendo nitrogênio e outros nutrientes às plantas por semanas

O investimento em adubação nitrogenada via folha tem sido adotado como estratégia por agricultores paranaenses que buscam o aumento da produtividade das lavouras de soja. O sojicultor Osvaldo Yamamoto, que cultiva grãos no município de São Sebastião da Amoreira, no norte do Paraná, foi um dos que optou por inovar e investir em tecnologia de ponta para obter incremento de produtividade na soja.

Yamamoto faz parte da terceira geração de uma família de agricultores imigrantes japoneses e revela que seu interesse em conhecer e aplicar novas tecnologias no campo foi passado de pai para filho. “Venho de uma família muito tradicional que sempre trabalhou com agricultura. É por isso que gosto de experimentar novidades que possam vir a agregar valor ao nosso trabalho. A tecnologia da Nutriceler foi uma grande surpresa que conheci e que vou adotar em todos os meus cultivos”, diz.

O agricultor explica que montou um comparativo em quatro áreas lado a lado para diferenciar a eficiência de quatro fontes de nitrogênio foliar disponíveis no mercado, dentre elas a linha de fertilizantes nitrogenados da Nutriceler. “Visualmente a diferença entre a área tratada com os produtos Nutriceler é muito grande em relação às demais áreas. As plantas se desenvolveram com muito mais vigor e a formação de grãos está muito boa. É possível estimar que, nestas áreas, vamos ter pelo menos 5 sacas a mais em relação aos outros tratamentos”, explica.

Para Yamamoto a tecnologia apresenta como grande diferencial a absorção rápida e a metabolização gradativa do nitrogênio. “Enquanto as outras fontes de nitrogênio entregaram os nutrientes para a planta de forma pontual, a linha Nutriceler nos surpreendeu, pois o fertilizante continuou suprindo as demandas da soja por um prazo maior, disponibilizando os nutrientes de forma gradual. Isso é uma grande vantagem que nos dá muito mais segurança no investimento”, afirma.

Outra importante vantagem da tecnologia Nutriceler que foi apontada pelo agricultor foi a variedade de formulações disponíveis, que contam com elementos importantes como o potássio em suas composições. “Essas combinações já formuladas nos dão mais segurança na hora de realizar o manejo. Com outras fontes nutricionais, é preciso fazer a manipulação de produtos e misturas, o que pode resultar em erros de doses e acabar causando prejuízo. Essa é uma tecnologia muito prática e inteligente”, diz.

Yamamoto adianta que os bons resultados visualizados na soja o convenceram a investir na tecnologia para os próximos plantios de milho e trigo. “Já é possível estimar o resultado mesmo antes da colheita. A diferença visual é muito grande e já nos dá uma boa mostra do que vamos colher”, finaliza.

Quem acompanhou o manejo foi o engenheiro agrônomo Walter Arase, consultor técnico da empresa A.D.F. Insumos Agrícolas. “Os fertilizantes da Nutriceler entregaram um excelente resultado, com ótima absorção e assimilação do nutriente nas plantas. Esse foi o motivo do desenvolvimento favorável que irá contribuir na produtividade da área”, afirma Walter.

Para o engenheiro agrônomo Edson Miguel Puerta, que acompanha áreas de grãos no Norte do Paraná, agricultores que investiram em fertilização nitrogenada fluida terão melhor rendimento na colheita. “Estamos observando uma maior preocupação dos agricultores em investir em tecnologia nutricional. As áreas que receberam a adubação foliar estão apresentando desenvolvimento de plantas e qualidade de grãos bastante superior. Hoje, temos cultivares de altíssimo potencial produtivo, o que aumenta ainda mais a demanda por nitrogênio, que dificilmente é captado pela planta de forma natural. Quem quer produzir mais não pode contar apenas com a absorção das raízes, e é aí que a tecnologia foliar de alto desempenho entra em campo e apresenta resultados relevantes”, destaca o agrônomo. Miguel ressalta que a adubação nitrogenada é fundamental na fase reprodutiva das plantas, visando intensificar a formação dos grãos.




Publicado em 15/02/2017

Fertilizante de alta performance promove rápida absorção e metabolização gradativa, fornecendo nitrogênio e outros nutrientes às plantas por semanas