• +55 15 3524 9494 contato@nutriceler.com.br

O Senhor é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou. (Sl 118:14)

#Inovacaoetecnologia

Tecnologia inovadora aumenta produtividade da laranja

Com manejo nutricional diferenciado, pomar deve produzir 40% a mais do que a safra anterior

A boa qualidade e produtividade dos pomares da Fazenda Bethanea, no município de Nova Campina (SP), são resultados da estratégia nutricional que vem sendo utilizada e aprimorada desde 2014 na propriedade. A utilização de tecnologias de alto desempenho proporcionou aumento da produtividade das plantas e agregou valor comercial com frutas mais bem formadas, saborosas e com boa aparência. A estimativa é de colher cerca de 1500 caixas da fruta por hectare em 2017, enquanto a média no estado de São Paulo é de 900 caixas.

De acordo com o engenheiro agrônomo Ernesto Luiz Pires de Almeida, consultor técnico que supervisiona o manejo nutricional da Fazenda, o segredo do sucesso foi a tecnologia escolhida para nutrir os pomares. “A tecnologia dos fertilizantes fluidos da Nutriceler, utilizados via solo e via folha, foi muito importante para alavancar a produtividade das plantas e nos entregar frutos com altíssima qualidade”, diz o agrônomo.

Ernesto explica que o objetivo inicial do tratamento nutricional foi evitar o abortamento de flores e preparar a planta para sustentar uma produtividade elevada. “A aplicação via solo contou com a eficiência da linha Maxifós, composta por fósforo, potássio, nitrogênio, ácidos húmicos e fúlvicos, extratos de algas e aminoácidos. Os produtos contêm ainda aditivos que ajudaram a disponibilizar os nutrientes fixados no solo. Eles foram fundamentais no período de pré-floração, tendo em vista sua ação muito eficiente na melhora do enraizamento das plantas e absorção dos nutrientes presentes no solo. Essa nutrição rendeu o desenvolvimento de muitas flores, e quanto mais flores melhor, tendo em vista que apenas 2% ou 3% delas conseguem resistir e produzir frutos.”, destaca.

Com uma boa quantidade de flores, o manejo continuou em busca de planta mais produtivas, desta vez, com foco no pegamento, na formação e crescimento dos frutos. “Nessa fase de desenvolvimento de frutos, foi preciso intensificar a nutrição com fertilizantes à base de nitrogênio e micronutrientes. O pegamento de frutos aumentou em média 40%. Atribuo o sucesso desta e das últimas duas safras, ao pacote de tecnologias da Nutriceler”, afirma.

“Podemos dizer que estamos alcançando o máximo potencial produtivo das plantas com muita qualidade. Observamos isso por meio das plantas bastante carregadas e com frutos muito bem formados. Isso é sinal de que a nutrição está sendo eficiente em todas as etapas”, comenta Ernesto. O agrônomo também destaca que a tecnologia também proporciona importantes vantagens operacionais. “Estamos observando ganhos em operacionalidade, tendo em vista que pudemos substituir parte do adubo sólido pelos fertilizantes fluidos aplicados no solo. Com isso ganha-se em logística e tempo de operação em campo, o que pode ser somado aos rendimentos da produção”, completa.

Rogério Rodrigues de Almeida, encarregado que trabalha nos pomares da fazenda Bethanea há 27 anos, afirma a qualidade no manejo e reconhece o sucesso do tratamento que gerou resultados inéditos. “O que vemos hoje são plantas com grandes tendões, bastante carregados com muitos frutos. Os pomares estão apresentando brotações constantes, e isso é excelente, significa que teremos cada vez mais frutos para colher. Com tantas brotações e com a produtividade bastante elevada, estamos fazendo pulverizações mensais para suprir a demanda das plantas por nutrientes”, conta.

Rogério calcula que a safra atual será maior do que a colhida no ano passado. “Com o tratamento Nutriceler, a produtividade vem crescendo ano a ano, e registraremos um aumento de 40% em relação a safra anterior, revela.

– Versatilidade
O agrônomo Ernesto comenta sobre a tecnologia Nutriceler em relação a fontes nutricionais convencionais disponíveis no mercado. “Não é qualquer fertilizante que pode ser utilizado com eficiência em pulverizador eletrostático. Ele precisa ser bastante solúvel e compatível com outros insumos. Assim, fazendo um cálculo rápido, pode-se substituir 48 kg de insumo granulado, os sais, por apenas oito litros de fertilizantes fluidos. É mais fácil, mais prático e muito mais eficiente”, finaliza.




Publicado em 12/05/2017

Com manejo nutricional diferenciado, pomar deve produzir 40% a mais do que a safra anterior